Momentos antes do governo anunciar uma nova mudança no comando da Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo em suas redes sociais onde se queixava do corte de fornecimento de gás por parte da Bolívia para o Brasil. “A Bolívia cortou 30% do nosso gás para entregar pra Argentina. Como agiu a Petrobras nessa questão também? Parece que é tudo orquestrado. O gás, se tiver que comprar de outro local, é cinco vezes mais caro. Quem vai pagar a conta? E quem vai ser o responsável? É um negócio que parece, né, orquestrado para exatamente favorecer vocês sabem quem”, declarou o presidente. O vídeo foi publicado 20h39 de segunda-feira (23) nos perfis oficiais do presidente. Já a nota do Ministério de Minas e Energia informando sobre a demissão do presidente da Petrobras foi publicada às 21h31.
A Petrobras informou no sábado (21) que vem recebendo ao longo de maio volumes de gás até 30% abaixo do contratado com a empresa estatal boliviana YPFB, fazendo com que seja necessária a importação de volumes adicionais. "Tal redução da ordem de 30% não estava prevista e implica a necessidade de importação de volumes adicionais de Gás Natural Liquefeito para atendimento aos compromissos de fornecimento da Petrobras”, informou a empresa brasileira.
Inflação: IPCA-15 chega a 0,59% em maio, maior valor para o mês em seis anos
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de maio chegou a de 0,59%, valor 1,14% menor que a taxa registrada em abril (1,73%). As informações foram divulgadas nesta terça-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a maior variação para um mês de maio desde 2016, quando o índice chegou a 0,86%. No ano, o IPCA-15 já acumula uma alta de 4,93%. Em dose meses a taxa chegou a 12,20%, acima dos 12,03% registrados nos 12 meses anteriores. Em maio de 2021 o IPCA-15 foi de 0,44%.
Segundo o levantamento, oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta no mês de maio. A exceção foi habitação, com redução de 3,85% puxada pela queda na energia elétrica. A maior alta veio de saúde e cuidados pessoais (2,19%), seguido por vestuário (1,86%), transportes (1,80%), alimentação e bebidas (1,52%), artigos de residência (0,98%), despesas pessoais (0,74%), comunicação (0,50%) e educação (0,06%).
Troca no comando da Petrobras pode demorar mais de um mês
A troca de comando na Petrobras, pedida na noite desta segunda (23) pelo Ministério das Minas e Energia, pode demorar mais de um mês. Antes de ser efetivado no cargo de presidente da estatal, Caio Paes de Andrade deverá se tornar membro do conselho de administração da estatal. E, para que isto se concretize, será necessário convocar uma assembleia geral extraordinária de acionistas.
O ofício encaminhado pelo Ministério das Minas e Energia cita que, como José Mauro Coelho Ferreira, o atual presidente da Petrobras, foi eleito pelo sistema do voto múltiplo na assembleia geral ordinária realizada em 13 de abril, caso aprovada pela assembleia geral, sua destituição implicará na destituição dos demais membros do conselho eleitos pelo mesmo processo, devendo a companhia realizar nova eleição para esses cargos. Os conselheiros podem ser reconduzidos ao cargo.
Fonte - Gazeta do Povo
Comments