- Lira, Pacheco e Bolsonaro anunciam PEC que reduz impostos federais sobre combustíveis
Presidente da Câmara afirma que a proposta vai favorecer a diminuição dos índices inflacionários
*O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciaram nesta segunda-feira (6) que será apresentada uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para reduzir impostos federais sobre combustíveis e com compensação financeira para os estados que também reduzirem o ICMS sobre o setor.
Na PEC, que será encaminhada pelo Executivo nos próximos dias, o governo propõe zerar as alíquotas federais de PIS/Cofins e Cide da gasolina e do etanol.
Para que a proposta avance, é necessária a aprovação no Senado do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/22, que torna essenciais os serviços de combustíveis e que limita a cobrança do ICMS em até 17%. Assim, o governo poderia compensar os estados que reduzirem os impostos sobre diesel e gás de cozinha no limite da essencialidade, ou seja, até esse limite dos 17%. Esse projeto foi aprovado pela Câmara em 25 de maio.
Lira disse que há uma preocupação do Congresso Nacional e do governo federal quanto ao impacto econômico da pandemia e da guerra na Ucrânia na vida da população mais necessitada.
- Mendonça suspende julgamento sobre deputado bolsonarista após 2 votos pela cassação
*O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista e suspendeu o julgamento de uma ação que contestava decisão do ministro Nunes Marques que devolveu o mandato ao deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini (União-PR). A interrupção da análise aconteceu após o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, que determinava a derrubada da decisão dada por Nunes Marques na última quinta-feira.
*Na decisão dada na última semana, o magistrado derrubou de forma monocrática uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que havia cassado o parlamentar por disseminar informações falsas contra o sistema eleitoral.
- Lula e Bolsonaro começam a divulgar esboço de plano econômico
*Os dois pré-candidatos à Presidência da República mais bem colocados nas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), aceleraram a divulgação de suas principais propostas para a área econômica. Enquanto Lula fala em revogar o teto de gastos e a reforma trabalhista, Bolsonaro aposta em aprofundar agendas do ministro da Economia, Paulo Guedes — quadro que ele garante manter num eventual segundo mandato —, com privatizações e criação de um fundo para aumentar investimentos em infraestrutura e programas de transferência de renda.
-Dólar sobe e Bolsa abre em queda com riscos fiscais no radar, após anúncio de medidas para baratear combustíveis
Governo anunciou PEC para mexer na regra do teto de gastos e poder compensar perda de arrecadação dos estados
*A Bolsa brasileira abriu em queda nesta terça-feira e o dólar opera em forte alta, com riscos fiscais no radar. O governo anunciou na segunda-feira medidas para baratear os combustíveis, incluindo zerar o PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol, abrindo mão da arrecadação. O do diesel já está zerado.
*A Bolsa caía 0,41%, aos 109.730 pontos, por volta de 10h20. O dólar subia 2,14%, cotado a R$ 4,8984.
Além de abrir mão da arrecadação federal, os estados acompanhariam esse movimento, reduzindo a alíquota do ICMS sobre os combustíveis. Mas seriam em parte compensados pelo governo. Uma das fontes de compensação seriam os recursos vindos da privatização da Eletrobras.
Como a proposta do governo federal apresentada ontem engloba a compensação, ainda que parcial, de perda de arrecadação dos estados, as despesas superariam o teto de gastos. Para mudar essa regra, em vigor desde 2017, o governo pretende aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).
Analistas e investidores veem riscos fiscais nessa manobra.
(destacou O Globo)
- Amazon vai permitir que lojistas no Brasil vendam para clientes no exterior
Empresa vai ajudar com certificação, rede de prestadores de serviço e armazenagem
*A partir de hoje, todos as empresas parceiras da Amazon Brasil poderão exportar seus produtos. O programa Vendas Internacionais, lançado em outubro de 2021, que até então era restrito para convidados, passa a estar disponível para todas empresas, desde que cumpridos alguns critérios.
*Entre eles, os produtos devem seguir requisitos e certificações americanas. Isso porque é nos Estados Unidos que fica a central logística para onde as mercadorias brasileiras são enviadas e depois encaminhadas para outros países quando for usada a operação da Amazon.
A companhia de Jeff Bezos, fundada em Seattle, Washington, disse que para internacionalizar o negócio, oferece apoio em ferramentas de venda e divulgação das mercadorias dos seus sellers, apoio de infraestrutura logística da Amazon EUA para armazenagem e entrega dos produtos em outros países e auxílio em todas as etapas do processo de vendas e frete.
- Bolsonaro falará sobre Pix e Auxílio Brasil nas próximas inserções de TV
Propaganda partidária do PL vai ao ar em junho
*O presidente Jair Bolsonaro (PL) falará sobre Auxílio Brasil e o Pix nas próximas inserções partidárias que vão ao ar este mês.
O primeiro filme foi veiculado na última quinta-feira (2) e traz o presidente conversando com jovens na Capela São Pedro Nolasco, em uma pequena comunidade próxima a área nobre de Brasília.
*A primeira delas é a dificuldade em crescer nas pesquisas entre os beneficiários do Auxílio Brasil. Há o diagnóstico de que parte desse eleitorado ainda associa o programa ao Bolsa Família, criado na gestão petista.
A segunda é o eleitor jovem que, na avaliação de um dos coordenadores da campanha, não vivenciou os escândalos de corrupção nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e por isso não rejeita o adversário.
Ao falar do Pix, o objetivo é mostrar um governo moderno e tecnológico. Há ainda, já gravados, trechos sobre a pauta de costumes.
Na peça que já foi ao ar, Bolsonaro aposta no discurso conservador e diz aos jovens que os pais às vezes parecem "chatos" porque dizem a verdade, mas que é necessário confiar no que falam.
(destacou a Folha de São Paulo )
- Marinha diz usar helicóptero, barcos e jet ski em busca de desaparecidos no Amazonas
Dom Phillips, do Guardian, e Bruno Pereira, da Funai, não são vistos desde domingo (5)
*A Marinha informou que na manhã desta terça-feira (7) usa um helicóptero do 1º Esquadrão de Emprego Geral do Noroeste, duas embarcações e um jet ski nas buscas do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal Guardian, de Bruno Pereira, membro da ONG Univaja e servidor em licença da Funai (Fundação Nacional do Índio).
Eles viajavam pelo Vale do Javari, no Amazonas, e estão desaparecidos. O último registro dos dois aconteceu na manhã de domingo (5), na comunidade de São Rafael.
Segundo a Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) e o Opi (Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato), o indigenista sofria ameaças.
*O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota nesta terça-feira (07) dizendo que o governo brasileiro “tomou conhecimento, com grande preocupação” do desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira.
A nota informa que a Polícia Federal está atuando na região com apoio da Marinha nos trabalhos de buscas e que o governo brasileiro está acompanhando “com o zelo que o caso demanda e envidando os esforços necessários”.
*Segundo o ministério, os familiares e colegas de trabalho dos dois serão informados sobre o progresso das buscas.
*“Na hipótese de o desaparecimento ter sido causado por atividade criminosa, todas as providências serão tomadas para levar os perpetradores à Justiça”, afirma o comunicado.
Komentar