- Bolsonaro e Zelensky conversam por telefone e discutem exportação de grãos para evitar crise alimentar global
Essa é a primeira vez desde o início da guerra que os líderes se falam; invasão da Rússia à Ucrânia ameaça aumentar a insegurança alimentar no mundo
* O presidente Jair Bolsonaro conversou nesta segunda-feira, 18, por telefone, com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky. “Tive uma conversa com o presidente do Brasil”, informou o chefe de Estado da Ucrânia em seu twitter. Essa é a primeira vez desde que a guerra começou em 24 de fevereiro que os dois representantes se falam. “Discutimos a importância de retomar as exportações de grãos para evitar uma crise alimentar global provocada pela Rússia”, continuou. “Apelo a todos os parceiros para que se juntem às sanções contra o agressor”, acrescentou. Há seis meses, navios com milhares de grãos estão presos nos portos da Ucrânia e impossibilitados de serem evacuados. Na semana passada, representantes da Ucrânia e Rússia, junto com membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e o presidente da Turquia, se reuniram para pensar em uma estratégia e evitar que o conflito no Leste Europeu agrave a insegurança alimenta no mundo.
- Congresso vai discutir rol de planos de saúde na volta do recesso, em agosto
Retomada dos parlamentares no próximo mês terá agenda cheia com análise de diversos pontos, como medidas provisórias perto do prazo de validade, textos com a tramitação de urgência e vetos do presidente
* O recesso parlamentar que começou nesta semana vai até o dia 31 de julho, mas os parlamentares devem começar a voltar para Brasília somente no dia 1º de agosto. A primeira semana de trabalho vai ser intensa. Os congressistas pretendem analisar medidas provisórias perto do prazo de validade, textos com a tramitação de urgência aprovada antes do recesso, o rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre coberturas dos planos de saúde e os vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL) a dois projetos de lei, o que trata da exploração de ferrovias e o que prevê a criminalização de notícias falsas. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já marcou a próxima reunião de líderes partidárias, que será de forma remota no dia 2 de agosto.
* A primeira sessão, para analisar as medidas provisórias perto de vencer, também está marcada. Será no dia 3 de agosto. Entre os dias 9 e 11 de agosto os senadores vão analisar as matérias com prioridades definidas por eles. Devido ao ano eleitoral, muitos parlamentares devem priorizar suas bases eleitorais para fazer campanha. O trabalho desses políticos nas ruas vai esvaziar o Congresso Nacional até o final das disputas, em Outubro.
- Período de convenções eleitorais dos partidos começa nesta semana
Prazo para o registro dos candidatos tem início nesta quarta-feira, 20, e termina no dia 15 de agosto
- Em evento, PTB anuncia apoio à reeleição de Ibaneis Rocha
Na última quarta-feira (13), o governador anunciou a deputada federal Celina Leão (PP-DF) como a vice de sua campanha
* O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) anunciou, nesta segunda-feira (18), em evento na sede da sigla, apoio à candidatura a reeleição de Ibaneis Rocha (MDB). “[O PTB] É um partido importante, que tem tradição no DF. Então, é muito importante termos a sigla ao nosso lado, assim como o Republicanos, o PP e vários outros partidos que ainda vão nos apoiar”, comemorou o atual mandatário.
* A candidata a vice-governadora ao lado de Ibaneis Celina Leão (PP-DF) também esteve na reunião. “Vocês podem ter certeza que o PTB não vai se arrepender. Tivemos que cuidar de uma cidade no meio de uma pandemia, e cuidamos muito bem. Muito obrigada pelo voto de confiança no governador Ibaneis”, comemorou a deputada federal, anunciada ao cargo na última quarta-feira (13).
* Na reunião, também esteve presente a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e aposta de Ibaneis ao Senado Federal, Damares Alves (Republicanos). “Quando o governador assumiu, fui conversar com ele e, junto, começamos a aplicar no DF políticas públicas para cuidar das mulheres. Vou contar algo a vocês: 45% das famílias no Brasil são lideradas por mulheres. Agora todos unidos vamos continuar o trabalho de proteção a vida humana”, disse.
- Brasil vacina mais 586 mil com doses de reforço contra a covid nas últimas 24h
Entre os mais de 179 milhões de vacinados, 168 milhões completaram o esquema vacinal primário (duas doses ou vacina da Janssen)
* O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid-19 no Brasil chegou nesta segunda-feira, 18, a 179.447 243, o equivalente a 83,53% da população total. Ao todo, 47.838 pessoas receberam a primeira aplicação do imunizante nas últimas 24 horas, de acordo com os dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e do Distrito Federal.
Entre os mais de 179 milhões de vacinados, 168 milhões completaram o esquema vacinal primário (duas doses ou vacina da Janssen), o que representa 78,35% da população total. Nas últimas 24 horas, o País registrou 93.022 segundas aplicações.
A dose de reforço foi distribuída em 586,3 mil brasileiros e, até o momento, 45,85% da população total do Brasil já tomou o reforço da vacina contra a covid-19.
Comentarios