O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na quinta-feira (26) que pretende recriar, ainda este ano, o Ministério da Indústria e Comércio. A fala aconteceu na cerimônia de posse da diretoria da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).
“Foi uma solicitação que, confesso, já estava madura e agora selou o seu final. Uma vez, havendo uma outra oportunidade, ainda no corrente ano, vai estar nas mãos do [presidente da Câmara, Arthur] Lira a recriação do Ministério da Indústria e Comércio”, disse o presidente.
A declaração de Bolsonaro foi uma resposta ao presidente reeleito da entidade, Flávio Roscoe, que havia falado mais cedo sobre essa demanda feita, nos bastidores, a Bolsonaro.
Arthur Lira (PP-AL), que também participou do evento, se manifestou sobre a promessa feita por Bolsonaro.
“Presidente Bolsonaro, o senhor hoje marcou com um gesto firme e simples, uma promessa feita na frente de um público que é seu – que demonstrou ser seu – o retorno da criação do Ministério da Indústria e do Comércio ao Brasil”, disse o político.
“Só precisamos de um pequeno detalhe de cada um: mais quatro anos, para poder continuar fazendo as reformas que o Brasil precisa.”
O ato solene em Belo Horizonte marcou a posse de Flávio Roscoe, empresário do setor têxtil, à frente da Fiemg – ele foi reeleito e terá mandato até 2025.
O governador do estado, Romeu Zema (Novo), também participou e falou sobre ações para o setor produtivo.
“Após 20 anos, o nosso regulamento de ICMS está sendo totalmente revisado. Será um conjunto de normas revisadas e atualizadas para facilitar a compreensão, reduzir ainda mais a burocracia, ampliar a transparência e reforçar a segurança jurídica”, afirmou.
“Queremos ouvir as sugestões da sociedade, de instituições como a Fiemg aqui, para aproximarmos ao máximo essas medidas que impactam na vida de todo o setor produtivo. Tenho convicção que essa iniciativa será mais uma parceria exitosa e que será um diferencial de Minas Gerais em relação aos demais estados”, completou Zema.
A cerimônia também foi marcada por homenageados com honrarias e medalhas em reconhecimento à colaboração pelo desenvolvimento de minas gerais e do país para empresários da indústria e construção.
O evento marcou a retomada das celebrações presenciais da Fiemg, após as restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Fonte - CNN Brasil
Comments