Um político responsável é alguém que possui uma visão e, o mais importante, uma visão de conjunto adequada que traduza a dimensão do problema estrutural que enfrentamos em nosso país. O nosso povo tem despertado no sentido de aumentar a percepção para dar corpo a essa visão de conjunto da nossa realidade histórica e política.
Por isso estamos diante de uma modificação na conduta da escolha dos candidatos para esta eleição. As promessas de campanha estão sendo melhor analisadas, assim como, a estrutura cultural dos candidatos, formação acadêmica, profissional e conduta moral.
Um critério muito importante a essa altura da nossa historia política é verificar qual o compromisso do candidato com a democracia, com a separação dos três poderes, com a relação entre igreja e Estado e, a reforma política! É necessário se evoluir do modelo oligárquico, em que predomina o personalismo dos caciques partidários, para modelos representativos aproximados de democracia direta.
Diante do conturbado cenário político que vivemos hoje, temos que considerar o arrefecimento do apreço pela democracia . Para crescermos em paz e desenvolver-nos social e economicamente, nós precisamos nos reencontrar com nossa vocação democrática , com seu sentido histórico de progresso organizado, com víés de inclusão e igualdade. Para isso estamos lutando para resgatar a democracia como princípio inegociável. E as eleições são um instrumento especialmente importante no sentido de consolidar a maturidade democrática da sociedade, lembrando que ser eleito implica em se constituir em autoridade e, que essa autoridade é, antes de tudo , uma questão de legitimidade. Esta legitimidade possui causas profundas na cultura, e ninguém pode julgar-se legítimo , nem ser reconhecido como tal , se não se basear nessas causas.
Democracia não se constrói com bravatas, declarações inverídicas, intimidadoras, boatarias e congêneres. Estamos naquele momento em que avaliamos o contexto e as circunstâncias e vamos escolher aqueles que consideramos ser a melhor opção no momento. Urge uma mudança dos cidadãos e do conjunto da sociedade: devemos nos posicionar politicamente e responsavelmente para decidir o destino da nação ou do Estado no sentido de organizar um sistema marcado por justiça e equidade.
Emanoel Lira – Cel Veterano do Exército Brasileiro – Economista e Educador.
Comments