top of page
Foto do escritorEdmar Soares

Secretário-geral da OCDE encontrará Bolsonaro em junho em Brasília

A visita será, na prática, um simbólico lançamento concreto do processo de acessão do país à entidade


O secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Mathias Cormann, irá a Brasília em junho e se encontrará com o presidente Jair Bolsonaro. A visita será, na prática, um simbólico lançamento concreto do processo de acessão do país à entidade.

O ‘roadmap’, ou itinerário com os termos, condições e processo de acesso do Brasil à entidade é previsto para ser aprovado em conferência de ministros da OCDE marcada para 9 e 10 de junho em Paris.

De 20 a 24 de junho, ocorrerá em Brasília uma reunião do programa regional latino-americano, que colocará foco em produtividade. Inclui um evento com ministros de educação da região, para discutir impulso ao ensino pós-pandemia.

Ao Valor, Cormann explicou que vai se encontrar em Brasília com outras autoridades da região. O encontro com Bolsonaro será no dia 22 de junho. Ao mesmo tempo, uma missão técnica da OCDE, chamada de “kick off missio”, participará do Fórum Brasil/OCDE com representantes do governo brasileiro, para iniciar as negociações rumo ao acesso do país.

A entrada na OCDE é considerada prioridade do governo Bolsonaro. Em círculos na Europa parece haver agora pressa para o início das negociações, antes da eleição presidencial. Para alguns europeus, o Brasil como sócio é considerado ainda mais estratégico em meio à turbulência na região geopolítica global.




Fonte - Valor

Comments


  • Instagram
  • YouTube
bottom of page